3 Dicas incríveis para montar espaços colaborativos no trabalho

O ambiente de trabalho é um local onde os colaboradores passam a maior parte de seus dias executando inúmeras tarefas e não é segredo para ninguém, que o espaço físico é um grande influenciador na produtividade deles, principalmente se esses espaços forem colaborativos.

A cada dia os espaços colaborativos ganham mais espaço, sejam eles em empresas específicas de colaboração, chamadas coworking, nas quais diversos profissionais de empresas, microempresas ou autônomos dividem um espaço, quanto nas empresas tradicionais, onde diversos profissionais compartilham o mesmo espaço.

Por isso, trouxemos para você algumas dicas incríveis para compor os espaços colaborativos em sua empresa, afinal quanto mais agradável, harmônico e confortável for o ambiente de trabalho, melhor será a produtividade, saúde e bem-estar de seus funcionários ou de quem divide o espaço de coworking com você.

1 - Fique atento nas CORES
A cor exerce uma grande influência sobre as pessoas, por isso é necessário saber incorporá-las e harmonizá-las perfeitamente no ambiente para que fique agradável.
As combinações de cores, podem seguir dois conceitos básicos das cores, utilizando as complementares ou as análogas.

• Cores complementares
As cores complementares, são tons que possuem contraste entre si. Opostas quando observadas no círculo cromático, são cores que quando combinadas entregam ao ambiente um ar bem despojado, criativo e dependendo da aplicação, lúdico. Claro que existem algumas ressalvas, afinal você deve sempre pensar no tom da cor utilizada, pois quanto mais claro, mais alegre e lúdico, e quanto mais sóbrio e escuro, mais sério e elegante o ambiente vai aparentar.
Elas são ótimas para serem utilizadas em ambientes que exercitam muito a criatividade, que são despojados e comunicativos.
Exemplos de cores complementares são: Azul e laranja; Vermelho e verde; Roxo e amarelo.

• Cores Análogas
As cores análogas são as que possuem tons parecidos e que são encontradas lado a lado no círculo cromático.
Elas podem ser utilizadas para proporcionar aos ambientes um tom mais elegante, sofisticado, sério e centrado.
Exemplo de cores análogas: Verde e amarelo; Vermelho e laranja; Roxo e azul.

Você não precisa se prender a uma delas, podendo utilizar os dois estilos no mesmo ambiente, como algum móvel e suas decorações em tons complementares, paredes em cores análogas, ou vice-versa.

2 - Aposte em elementos Naturais
Sim, as cores influenciam as pessoas, mas a natureza exerce um efeito direto ainda mais forte. Para proporcionar um ambiente bem harmônico e confortável aposte em aspectos que possuam algo natural, como uma boa iluminação natural ou a inserção de pequenas ou grandes plantas.
A iluminação natural, além de dar um belo aspecto ao ambiente, aumenta a disposição e a saúde dos funcionários, uma vez que a luz do sol ativa as vitaminas no organismo, mas não confunda com deixar todos ao sol por muito tempo, estamos falando de alguns pontos do ambiente.
As plantas, além de serem belíssimas como itens decorativos, proporcionam um ar mais limpo, úmido, puro e fresco, proporcionando uma sensação de bem-estar nos funcionários, melhorando sua respiração, ajudando a manter uma boa saúde e reduzindo os níveis de estresse.

3 - Invista em bons móveis
Demos algumas dicas, mas claro que os móveis são os itens essenciais e primordiais para qualquer ambiente de trabalho, afinal eles definem os ambientes e neles serão executados os trabalhos.
Uma ótima dica é utilizar móveis com toques de madeira, pois dão sensação de conforto, e um aspecto mais natural para o ambiente. Contudo, ainda mais primordial que isso é pensar na qualidade ergonômica do móvel, afinal o funcionário passará o dia todo nele, sentado, digitando, escrevendo, ou realizando qualquer outra atividade. O conforto deve ser primordial para que ele não fique desconfortável ou com dores, podendo assim ser mais produtivo, e saudável.

Viu como é não é tão difícil montar um espaço colaborativo confortável e harmônico para seus funcionários?
Coloque essas dicas em prática e faça da sua empresa um espaço muito melhor.

Nuvem tags

Últimas do blog

3 Dicas incríveis para montar espaços colaborativos no trabalho

Publicado em 31/12/1969 21:00
O ambiente de trabalho é um local onde os colaboradores passam a maior parte ...

Como usar cadeiras modernas?

Publicado em 31/12/1969 21:00
Para quem gosta de ousar na decoração, com peças diferentes e requintadas, as...

A importância da ergonomia

Publicado em 31/12/1969 21:00
Muitas pessoas acham que se posicionam de forma correta em frente ao computad...